quarta-feira, 12 de junho de 2013

Atividades com textos para serem trabalhadas em sala de aula - E.F.

Aqui vai algumas atividades para serem trabalhadas em sala de aula, aproveitem...

Autoria:
- Flávia Cristina da Silva Gambini
- Patricia Aparecida Silva Pereira
- Michelle Aparecida Soares
- Marisa Aparecida Zanardo de Oliveira
- Inês Batista Miranda de Oliveira

  • ATIVIDADE 1


Texto:  Meu Primeiro Beijo  -  Antonio Barreto (9 ano)


Antes da leitura é feita uma roda de conversa e o professor questionará os alunos da seguinte forma: 

- O primeiro beijo é importante?
- Tem que ser sempre bom?
- Tem que ser com alguém especial?

Após a conversa é feita a leitura do texto, em seguida, usa-se o dicionário para sanar as dúvidas de vocabulário dos alunos.

Então, é feita a releitura do texto e as seguintes questões:

1. Qual a importância do beijo no nosso dia a dia?

2. O que sugere o título do texto?

3. O texto apresenta intertextualidade com outras disciplinas. Quais são?

4. Qual o foco narrativo? Justifique sua resposta com um trecho do texto?

5. Na frase “mesmo sem saber que tipo de lance ia rolar”. Podemos trocar o vocábulo sublinhado sem modificar o sentindo por:
    (  ) a. girar;
    (  ) b. dar cambalhotas;
    (  ) c. acontecer;
    (  ) d. terminar.
6.   No último parágrafo, percebemos que as personagens não ficaram por muito tempo juntas. Qual das alternativas abaixo indica esse fato?
    (  ) a. “ficamos apaixonados por várias semanas.”
    (  ) b. "nos beijamos de novo no portão...”
    (  ) c. “as luas vieram e voltaram.”
    (  ) d. “as contas de telefone aumentaram, depois diminuíram.”

 7. Você gostou da leitura? Identificou-se com alguma personagem?
 8. De qual livro foi retirado esse texto? Quem é seu autor? Já ouviu falar nele?  Gostaria de ler outros textos desse autor?
 9. Segundo o texto quais os apelidos atribuídos ao garoto?
 10. Reescreva com suas palavras o bilhete recebido pela garota do texto.


  • ATIVIDADE 2

Texto: PAUSA - Moacir Scliar  ( 9 ano)


1- O que você entende pelo termo "pausa"?
2- Na sua opinião, levando em consideração o título do texto, qual será o assunto tratado?
3- Onde o marido, Samuel, vai aos domingos? Justifique com um trecho do texto.
4- Na sua opinião porque Samuel diz à esposa que vai trabalhar?
5- Qual a intenção do personagem Samuel , ao mudar seu nome para Isidoro, ao anunciar sua chegada no hotel?
6- Qual a relação do titulo do texto com o fato de Samuel ausentar-se de casa?
7-Qual a intenção do autor Moacir Scliar, ao descrever, no início do texto, um comportamento que o personagem não apresenta no final?
8- Você concorda com a atitude do personagem? Justifique sua resposta.
9- Existem pessoas que apresentam o mesmo comportamento de Samuel? O que leva as pessoas a se comportarem dessa forma?
10-Se você estivesse no lugar de Samuel, como você agiria? 

Obs:  Como finalização das atividades, os alunos serão encaminhados à sala de informática para mudar o final do texto.



  • ATIVIDADE 3


Texto: AVESTRUZ -  Mário Prata


Será  apresentado aos alunos o conceito do gênero textual crônica, bem como serão revisão dos com conceitos de elementos da narrativa.
TEMPO PREVISTO - 04 AULAS
CONTEÚDOS –
 Conceito de crônica, elementos da narrativa e leitura do texto “Avestruz” de Mário  Prata, com roteiro de atividades e produção escrita.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES-
Conhecer o gênero  crônica narrativa, identificar os elementos, bem como o foco narrativo, interpretar e analisar o texto.
ESTRATÉGIAS-
O professor apresenta o conceito de crônica e distribui aos alunos exemplares de jornal, para leitura de algumas crônicas, com o objetivo de que tenham e apresentem opiniões sobre as crônicas lidas, bem como sua estrutura.
Durante este processo o aluno, através dos textos lidos, será orientado pelo professor para observação da crônica como uma narrativa que expõe fatos, seguindo uma ordem cronologia e que nos jornais e revistas, a crônica é uma narração curta, na qual são relatados fatos do cotidiano e outros assuntos à cultura, esporte, lazer entre outros.
O professor apresenta um histórico sobre o autor e sua obra,  e faz a primeira leitura do texto, propondo aos mesmos que localizem no texto os elementos da narrativa – Foco narrativo, personagens, enredo, tempo e espaço.
Em uma nova leitura, exploração de aspectos de entendimento, tais como a maneira como o autor caracteriza a avestruz, utilizando-se de humor para isto.
AVALIAÇÃO
Uma produção de um pequeno texto com comentários, impressões, expectativas e outras possibilidades de diferentes finalizações para a história.

2 comentários:

  1. Olá, achei interessante as atividades , é isso mesmo devemos diversificar sempre, os alunos participam muito oralmente e depois escrito.

    ResponderExcluir
  2. Oi, amigas do Blog Coletánea de Contos , achei as atividades excelentes, são ótimas opções para trabalhar com os alunos. O Blog ficou muito bom. Parabéns!

    ResponderExcluir